Acessibilidade logo

Acessibilidade

bat-papo

Fale com a Prefeitura

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (74) 3657-1010

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 8:00 as 12:00 e 14:00 as 17:00 hs

    AVENIDA JUSTINIANO DE CASTRO DOURADO, 135, Centro, Lapão, BA, 44905000

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Educação
LEI ALDIR BLANC – PROJETO EM EXECUÇÃO NO MUNICÍPIO DE LAPÃO
28/01/2021

LEI ALDIR BLANC – PROJETO EM EXECUÇÃO NO MUNICÍPIO  DE LAPÃO
Encouraçado, painel 1 de 2 do artista Ferreira Armistrong 

Série Encouraçado: Vaqueiros os cavaleiros do sertão profundo. Painel em acrílico sobre muro, 300x280 cm. As artes plásticas como intervenção urbana homenageando figura emblemática de nossa cultura.


Segundo o Artista Plástico  Armistrong Ferreira, o projeto Encouraçado foi pensado para trazer a linguagem das artes plásticas para a rua, retratando em murais imagens de vaqueiros em seus elaborados trajes de couro (daí o título "Encouraçado"), a expressão forte do sertanejo, as marcas do tempo no rosto e do labor guerreiro. E tem sido uma experiência muito enriquecedora receber o retorno dos que passam pelo mural e comentam, lembram de histórias antigas, falam de parentes distantes, fazem perguntas, tentam entender o porquê daquela imagem ali, tentam decifrar a mensagem que aquele busto representa. Só isso já vale a jornada, o contato direto com o público enquanto o trabalho está sendo feito foi sem dúvida combustível para continuar.  'A obra foi pensada para ser uma intervenção permanente e uma contribuição para a formação de novos apreciadores de arte e artistas em nosso município.' Finalizou Armistrong. 

LEI ALDIR BLANC NO MUNICÍPIO DE LAPÃO

A Lei nº 14.017 de 29 de junho de 2020, Lei Aldir Blanc, dispõe de ações emergenciais para o setor cultural, segmento este cujas atividades foram diretamente impactadas em virtude da pandemia da Covid-19.

Desta forma nos termos do Art.2º e seus incisos, os recursos financeiros foram destinados através de subsídio para a manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias (inciso II do Art. 2 Lei nº 14.017) e através dos editais para prêmios ao setor cultural, manutenção de agentes, de espaços, de iniciativas, de cursos, de produções, de desenvolvimento de atividades de economia criativa e de economia solidária, de produções audiovisuais, de manifestações culturais, e realização de atividades artísticas e culturais((inciso II do Art. 2 Lei nº 14.017). 

Seguindo a regulamentação da Lei Aldir Blanc em 28 de julho o município de Lapão publicou Edital de Chamamento Público para Cadastro de Profissionais de Arte, Cultura, Ativistas no Fomento e Difusão da Arte e Atividades Culturais no Município de Lapão através do qual foi possível formar o cadastrado Municipal de Cultura o qual consta 104 artistas/entidades cadastrados. 
Foi criada a Comissão Municipal de trabalho para implementação da Lei Aldir Blanc através do Decreto Municipal 285 de 05 de Novembro de 2020, e assim o município de Lapão até a presente data já tornou público 25 subsídios a entidades e 25 projetos premiados através dos editais de premiação.

O Setor Cultural contemplado no inciso II do Art. 2 Lei nº 14.017 do município de Lapão apresentará prestação de contas, bem como suas contraprestações através das atividades culturais, assim como os projetos premiados que terão suas contraprestações apresentadas ao público seguindo o cronograma da Agenda Cultural 2021.

Prefeitura Municipal de Lapão
Secretaria Municipal de Educação e Cultura



Autor: ASCOM